Seja bem vindo ao Blog Judô & Jiu-jitsu Infantil

Seja bem vindo ao Blog Judô & Jiu-jitsu Infantil

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Graduações do Judô

 

Os judocas são classificados em duas graduações: kiu e dan. Dependendo das graduações, os judocas aprendem novos golpes. Há 5 conjuntos de golpes básicos (Go Kyo): cada um desses grupos é chamado Kyo.
As promoções tanto para Dangai como para Yudan baseiam-se em exames que incidem sobre requisitos tais como: duração de tempo de treino, idade, caráter moral, execução das técnicas especificadas nos regulamentos e comportamento em competições. No caso de promoção de kiu(classificação), faixa branca a marrom é outorgada pela associação, no caso de promoção as graduações de dan, até 5º dan são realizadas pela banca examinadora da Liga ou Federação Estadual, as outras graduações superiores pela Confederação Nacional.
O sucesso em torneios, campeonatos, por si só não constitui motivo de promoção, é preciso comprovar idoneidade moral e conhecimentos do judô.
Os graus no Judô dividem os alunos nos grupos: Dangai (da faixa branca à marrom) Yudan (do 1º ao 5º Dan) Kodanshas (faixa "coral" e faixa vermelha). O mais alto grau concedido é a extremamente rara faixa vermelha Judan (10º Dan) que até o ano de 2009 fora concedida apenas a 15 homens, sendo que até a referida data 3 estão vivos (Toshigo Daigo, Ishiro Abe, Yoshimi Osawa) os três promovidos dia 08/01/2006 pelo Kodakan.
Há quem diga que o Judô prevê ainda um décimo primeiro dan (Juichidan), que também usaria uma faixa vermelha, e ainda um décimo segundo dan (Junidan) que usaria uma raríssima faixa branca, duas vezes mais larga que a faixa comum, simbolizando o auge da pureza. A cor branca e a cor vermelha das faixas representam para uns as cores da bandeira japonesa e para outros o Yata-No-Kagami.
O símbolo do Judô é o Yata No Kagami, composto por um circulo vermelho que representa o Sol, inscrito no centro de uma figura octagonal (OITO lados), é um "espelho mágico", com o poder de revelar o que há na alma de que olha para ele. É uma das três relíqueas passadas pelos deuses ao primeiro imperador japonês e significa sabedoria ou honestidade (a interpretação varia na literatura).Não confundir com a Sakura No Hana (flor de cerejeira). A flor de cerejeira representa, geralmente, as escolas antigas de jujutsu e possuem CINCO lados.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Judô



5 comentários:

  1. sesei acho muito legal saber as faixas
    matheus duarte da escola kelly miranda

    ResponderExcluir
  2. legal!! adorei esta postagem! Eu faço judô e me pediram para fazer um trabalho na escola sobre um esporte olímpico. Você me ajudou muito.
    Ainda sou faixa branca, por isso não sabia muito sobre a graduação. Tenho 12 anos

    ResponderExcluir
  3. legal eu faço judô agora vou passa de faixa
    assinado: thayná aparecida

    ResponderExcluir
  4. adorei o blog,da pra passar de faixa ate a preta.
    ASS;anne

    ResponderExcluir

Comentem: